terça-feira, 7 de abril de 2009

Lá vem a força, lá vem a magia Que me incendeia o corpo de alegria Lá vem a santa maldita euforia Que me alucina, me joga e me rodopia

Diego, vê se você gosta

tambor mineiro
é o registro de uma oficina de música popular e procurou gravar músicas representativas do cangado mineiro.

só para explicar.

tanto o congado quanto o maracatu nação - diferente do maracau rural - são expressões de influência africana e de conteudo devocional. o congado não é o maracatu de minas gerais, nem o maracatu é fruto do congado. são só "primos".

os dois são cortejos de rua, os dois apareceram nas comunidades ligadas às Irmandades de N.Sra. do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia - N.Sra do Rossário a padroeira dos escravos; São Benedito e Santa Efigenia são santos negros, daí a identificação com as comunidades negras e a sua devoção. os Orichas aparecem nos dois casos mas é uma história muito complicada que depois, se alguem perguntar, eu posso falar a respeito.

as irmandades leigas eram, por sua vez, a única forma de organização social dos escravos - os escravos foram negros de várias partes da África com culturas diferentes e bem definidas entre si; e indios, também de contextos culturais diversos - que sob a hégide da igreja católica, podiam se reunir, organizer-se e expressar-se conforme os costumes admitidos no séc. XVIII e XIX.

no séc. XX muito dessas expressões quase desapareceram, mas no começo da década de 90 do século passado, por algum motivo, que o futuro poderá explicar, esses grupos começaram a se reorganizar e com muita gente nova no meio deles. contriburam para isso os incentivos do estado - bem poucos - os estudos acadêmicos e, na minha opinião, o manguebit - movimento cultural originário do Recife-Pernambuco que valorizava valores tradicionais das culturas regionais em consonância com o que havia de mais moderno e tecnológico. vai aí uma valorização dos instrumentos de percussão. já repararam que nas gravações de percussão a partir da déc. de 90 os tambores não ficam "atrás" dos vocais? vide as coletâneas do Marcus Pereira e o Música do Brasil do Hermano Viana e equipe.

enfim... tambor mineiro, lá vai!
download

Nenhum comentário:

Postar um comentário

eXTReMe Tracker